DIA#51-OverTheWire-Bandit (LVL 17)

    Continuo no OverTheWire desta vez para o nível 17. Este nível já foi um bocado mais complicado, tendo-se inicialmente usado o comando "nmap" para saber os ports onde havia um servidor à escuta,  através de "nmap localhost -p31000-32000" para fazer um scan no conjunto de ports de 31000 a 32000, tendo isto resultado numa listas de ports à escuta.
    Seguidamente fui tentar ligar-me a cada um dos ports da lista através de SSL através do uso do comando  "openssl s_client -connect localhost:<port>", tendo obtido respostas com erro, outra permitia colocar a password, tal como é mencionado no enunciado do nível, mandando-a de volta e finalmente um recebeu a password e devolveu o texto de uma private key.
    Com a private key, antes de mais nada precisava de colocar o texto num documento, para isso precisava de ter permissão para escrever, para isso fiz uso de "touch 1" para verificar que não tinha permissão de escrita na presente directoria. Consequentemente tentei usar o comando "touch /tmp/1" para ver se podia escrever na directoria "tmp" onde felizmente tinha essa permissão (é possível observar isso porque não existe qualquer output no terminal). A partir daí mudei para a directoria "tmp" com "cd /tmp", onde usei "touch sshkey.private" para criar o documento "sshkey.private" na directoria, seguido pelo uso de "nano sshkey.private" onde copiei o texto da chave privada, verifiquei a existência do ficheiro com "cat sshkey.private ".
    Finalmente voltei para a directoria anterior com "cd ~" (passo não necessário) e tentei usar o comando usado na resolução do nível 14, só que com bandit17 desta vez, "ssh -i /tmp/sshkey.private bandit17@localhost". Nesta altura deparei-me com um erro relativo à private key ter demasiadas permissões, ou seja, estar desprotegida (não acontece sempre), para resolver isso, usei "chmod 700 /tmp/sshkey.private" para apenas dar permissões ao user, "bandit16" neste caso, que acabou por me dar o acesso a "bandit17".
    Para uma futura entrada no "bandit17" será então necessário entrar com "ssh bandit16@bandit.labs.overthewire.org -p2220" e "cluFn7wTiGryunymYOu4RcffSxQluehd" no "bandit16", seguido por "ssh -i /tmp/sshkey.private bandit17@localhost". Pode-se ver todo o processo em baixo.












    PS. Na análise do nível o site "https://en.wikipedia.org/wiki/Port_scanner" continha informação interessante, pelo que recomendo a visita. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA#36-OverTheWire-Bandit (LVL 2)

DIA#45-OverTheWire-Bandit (LVL 11)

DIA#52-OverTheWire-Bandit (LVL 18)