DIA#54-OverTheWire-Bandit (LVL 20)
Continuo no OverTheWire desta vez para o nível 20. Apesar de ter demorado algum tempo, este nível é bastante básico, basta executar "bandit20-do" como era mencionado, a partir dai recebemos a informação que o programa usa-se para correr como outro utilizador, "bandit20" e sabendo que precisamos de aceder ao ficheiro "/etc/bandit_pass/bandit20" usa-se "ls -l /etc/bandit_pass/bandit20" para ver que os owners desse ficheiro é o "bandit20", o que nos faz usar "./bandit20-do cat /etc/bandit_pass/bandit20" para aceder ao ficheiro através de "bandit20", o que apresenta a password "GbKksEFF4yrVs6il55v6gwY5aVje5f0j".
Seguidamente repete-se o que se tem feito usando de "ssh bandit20@bandit.labs.overthewire.org -p2220" colocando-se posteriormente a password obtida. Pode-se ver o processo em baixo.
PS.
- Para um olhar mais em detalhe relativamente a "setuid" recomendo ir a "https://en.wikipedia.org/wiki/Setuid", onde encontrei bastaste informação interessante entre a qual o facto de as flags "setuid" e "setgid" apenas terem efeito em ficheiros binários executáveis.
- Para um olhar mais em detalhe relativamente a "ptrace", ferramenta que se usada para controlar processos, recomendo ir a "https://en.wikipedia.org/wiki/Ptrace"
- Para um olhar mais em detalhe relativamente a " SUID e SGID e como se podem aumentar privilégios através deles", recomendo ir a "https://www.hackingarticles.in/linux-privilege-escalation-using-suid-binaries/", neste site encontrei um comando que acho bastante interessante "find / -perm -u=s -type f 2>/dev/null" através deste comando procura-se no sistema, com "find /", ficheiros, com "-type f", que tenham pelo menos a flag user ID set, com "-perm -u=s", enviando depois o output dos erros para "dev/null", com "2>", fazendo aparecer um output do comando mais limpo, em que apenas os casos que não obtiveram erros aparecem, por exemplo no caso de se aceder a directorias onde não se tem permissão para aceder. Para ajudar a perceber mais do comando "find" recomendo vivamente ir a "https://man7.org/linux/man-pages/man1/find.1.html" onde se encontra em detalhe todos os comandos e funcionamento do comando.


Comentários
Enviar um comentário